Edição vídeo e Organização de Ficheiros

2016-02-14 20_40_54-Program Manager

Quando recentemente descobri o editor de vídeo Shotcut, mesmo depois de ver os vídeos explicativos na página dos tutoriais, tive dificuldade em perceber qual a melhor forma de organizar os vídeos, músicas, sons e textos de uma forma fácil e prática.

Ter os diversos ficheiros organizados é para mim fundamental, não quero perder tempo durante o processo criativo a encontrar as coisas que preciso num dado momento e não sei ao certo onde estão. Depois da edição de alguns vídeos encontrei uma forma de me organizar.

A solução foi criar um conjunto de pastas relativas ao projecto de edição vídeo que estou a tratar num dado momento. Primeiro que tudo crio uma pasta com o nome videos_originais e como o próprio nome indica coloco todos os vídeos captados lá dentro.

No meu “workflow” de edição video antes de começar a trabalhar com o programa Shotcut uso o programa Avidemux para seleccionar de forma grosseira as cenas que penso usar e fazer “transcoding” se necessário. Desta forma tenho os vídeos todos no mesmo tipo de “container” e com os mesmos codecs de vídeo e áudio. Os nomes dos vídeos também são escolhidos de forma a mais facilmente identificar as cenas.

2016-02-14 20_42_11-Program Manager

Todos os vídeos pré-editados são colocados numa pasta chamada videos_precorte que vão depois alimentar a edição no Shotcut. Creio que temos toda a vantagem em pré-visualizar sempre os vídeos e em ter um formato comum para todos. Vídeos com sobreposições, misturas, “timelapses” e outras composições já preparadas que irão integrar o vídeo final são colocados numa outra pasta com o nome videos_processados.

Outros componentes que costumam fazer parte dos meus vídeos são músicas, sons e legendas. Para as organizar tenho uma pasta chamada musicas_sons e outra chamada legendas_textos. Nesta última costumo colocar os ficheiros HTML e imagens usadas nos textos inseridos nos vídeos.

Fico-me por aqui com esta breve descrição sobre como organizo os vários elementos que compõe os vídeos feitos por mim e desta forma ajudar quem está a começar na sua edição e precise de um pequeno empurrão.

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

