Xcopter – E aumenta a temperatura

IMG_20150704_121806

Ultimamente tenho tido algumas coisas para acrescentar ao blog e esta é mais uma delas. No último Sábado fui até ao local do costume fazer uns voos e ajudar a eliminar o stress. Durante a primeira bateria andei devagar de um lado para o outro embora tenha tido uma pequena situação com a árvore do costume e com uma cerca, nada mais aconteceu.

Nas duas situações o Xcopter estava longe e torna-se difícil ter a noção real das distâncias. No caso da árvore se calhar não estava tão perto como pensava mas antes que perdesse o controlo preferi puxar o Xcopter. Em relação à cerca pensava que estava mais longe dela mas mesmo assim decidi levantar um pouco o Xcopter e ainda bem que o fiz como verifiquei depois no video.

Na paragem para trocar a primeira bateria verifiquei como é normal a temperatura dos ESCs e da base dos motores. Desta vez estavam bem quentinhos, não queimava os dedos mas nitidamente a temperatura era acima do normal. Coloquei a segunda bateria e esperei uns minutos no chão para arrefecer os componentes antes de levantar voo de novo.

Aos 7 minutos da segunda bateria aterrei para verificar a temperatura dos ESCs e da base dos motores que estavam bem quentinhos, quase queimavam os dedos. Os motores de trás estavam um pouco mais quentes que os da frente. Acabei por prolongar a paragem técnica e esperar que os ESCs e motores baixassem de temperatura antes de levantar de novo para acabar a bateria.

A temperatura do ar estava um pouco alta mas nada de especial, uns 26 graus que são perfeitamente aceitáveis para voar sem que os componentes eléctricos devam sofrer aquecimento excessivo. Já estava à espera que com o aumento de temperatura ambiente os ESCs e motores trabalhassem mais quentes desde que passei para 4S mas não tanto.

Creio que está na altura de encontrar novos motores que estejam preparados para 4S e que trabalhem de forma mais eficiente. Com a troca até sou capaz de ganhar em autonomia e ter menos vibrações no conjunto. A dúvida que agora se coloca é que motores escolher, vou ter de procurar e tentar aconselhar-me com quem possa ajudar.

Deixo também um video onde se pode ver andorinhas a andar à volta do Xcopter e sem se atrapalharem com a intrusão. Os animais normalmente estão habituados a lidar com elementos estranhos, afinal de contas ao contrário do que se chegou a pensar, os passáros não chocam com as torres eólicas.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: