Xcopter – MPNG 3.1.5 R2 e outras novidades

controller_mpng

Faz algum tempo que não actualizo o blog mas não tenho estado parado. Tenho voado algumas vezes centrado na resolução das vibrações do gimbal e dos parâmetros PID. Recentemente fiz o upgrade para MPNG 3.1.5 R2 que é a versão final e definitiva feita por SirAlex para controladoras compatíveis MultiWii.

Já tenho o Rate P Roll/Pitch fixo no valor 0,135 que foi o melhor que consegui atendendo às características de voo que pretendo, ou seja, voo estável, suave e com capacidade de resposta se necessário. Creio que mesmo assim vou ter de aplicar algum EXPO configurado no comando para que as reacções sejam um pouco menos bruscas.

Agora ando de volta da configuração do Rate Loiter P para que em modo Loiter fique estável e suave nas correcções a movimentos. Na verdade já vi o Xcopter em modo Loiter perto da perfeição mas no último voo em que estava a usar MPNG 3.1.5 R2 achei que não estava nada bom. É algo que tem de ser testado e verificado mas para já não vejo relação com a nova versão de firmware.

Tenho uma lista de melhorias a fazer como é habitual e em breve vai haver uma pequena grande alteração. Já devem vir a caminho duas novas baterias 5000mAh 4S. É um salto brutal em relação às que tenho e a razão é ter mais autonomia de voo já que com as actuais os pouco mais de 6 minutos com cada uma não me satisfazem.

Pelo que verifiquei todos os componentes à excepção dos LEDs de orientação suportam 4S. Vou ter de colocar umas resistências em série para quebrar um pouco a tensão e evitar assim queimar os LEDs. O gimbal e os ESCs suportam 4S, apenas em relação aos motores não encontrei escrito em lado nenhum que podem funcionar a 4S.

Do que pesquisei na Internet e falei com algum pessoal, como os motores funcionam numa relação Kv, rotação em função da tensão, o que vai acontecer é ser enviada menos tensão mas a rotação irá ser exactamente a mesma necessária para pairar. De forma a evitar atingir o máximo de corrente permitida pelos motores, vou colocar o parâmetro THR_MAX do MPNG a 75%.

Pensava que não tinha muito a dizer e afinal ficou um post bem composto. Espero da próxima ver ter mais novidades, videos e fotos para partilhar.

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Xcopter – MPNG 3.1.5 R2 e outras novidades”

  1. Flavio Says:

    Como se faz download do MPNG 3.1.5 R2?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: