Projecto Xcopter – Caça às vibrações

IMG_20141007_200450

Faz várias semanas que ando a tentar resolver problemas com vibrações que se tornam bem visíveis nas imagens captadas pela camera SJ4000. Depois de capturas de imagem praticamente perfeitas que culminaram num dos melhores videos feitos por mim, nunca mais consegui obter imagens em condições.

Pensei que uma das razões fosse uma das varas de protecção que vibravam visivelmente, outra foi a placa de suporte do trem de aterragem estar partida em dois pontos assim como a fixação do trem à placa. Depois da resolução destes problemas com outro tudo de carbono/alumínio e da troca da placa de fixação do trem, as vibrações continuaram tal como antes.

Mesmo com o gimbal calibrado nos seis eixos como ditam as regras, não estava a conseguir obter imagens estáveis como já tinha acontecido mesmo com muito menos cuidado nas afinações. Já estava a ficar complicado perceber o que se estava a passar e como o resolver.

Hoje, depois de alguma atenção aos motores e estar a considerar fazer a afinação com ajuda de um ponteiro laser, verifico que um dos motores estava a fazer mais ruído e vibração que os outros quando rodado manualmente. Nitidamente algo se passava com o motor. Penso ter finalmente descoberto o problema que originava a vibração.

Como tinha um outro motor suplente para as eventualidades, já tratei de o montar no Xcopter. Um dos outros motores também já estava com algum ruído quando comparado com os outros dois pelo que a solução foi usar os rolamentos de um motor danificado num acidente no motor retirado anteriormente.

IMG_20120729_225735

Agora quando ligo os motores nota-se que o ruído está diferente e um tanto ou quanto mais silencioso. Só falta agora testar a voar com o Xcopter e a camera de video para ter certezas mas espero que fique comprovada a resolução do problema de vibração. Tenho agora que encontrar rolamentos para substituir nos outros motores quando for necessário.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: