Xcopter – Testes da nova controladora e GPS

IMG_20140616_141820

Hoje resolvi dedicar-me a explorar a nova controladora com os firmwares MultiWii 2.3 e MegaPirateNG 3.0.1 r4 no que toca ao uso do GPS. Desde os primeiros testes após algumas tentativas com MultiWii que consegui ter indicação de GPS no interface MultiWiiConf mas no Mission Planer do MPNG nunca surgiu apesar de ter testado com diversas configurações possíveis.

Um dos enganos é que eu pensava que o GPS estava configurado para MultiWii como tinha pedido e com a velocidade da porta série configurada para 115200. Mais tarde e com os vários testes, o GPS funcionou com o MultiWii configurado para ler os dados a 57600. Tentei aplicar esta velocidade no MPNG mas nunca obtive dados.

Depois de já ter experimentado o que sabia em termos de configurações e velocidades de portas com o MPNG, resolvi usar o programa de configuração do GPS do fabricante de uma forma que me pareceu correcta mas na porta errada e queimei um componente SMD que fez uma bela nuvem de fumo e cheiro a queimado.

large_Ublox_NEO-6M_GPS_3

Fulo comigo próprio pois devia ter ligado na ficha específica para o efeito e já a pensar que tinha deitado o dinheiro do GPS fora, resolvi ir à procura em imagens na Internet da referência do componente. Lá consegui encontrar e fui a uma loja de componentes electrónico comprar o condensador de tântalo. Por via das dúvidas trouxe dois mas quando cheguei a casa verifico que o componente que comprei é maior e até podia ter verificado na loja pois até tinha o GPS comigo.

IMG_20140616_181329

Com um pouco de paciência e um pequeno fio conductor lá consegui soldar o componente no sítio. Não ficou bonito mas o mais importante é que funciona! Antes de ter a certeza que estava tudo bem ainda tive que fazer uns quantos testes não só ao GPS mas também ao magnetómetro que também se encontra na mesma placa.

Posteriormente instalei tanto MultiWii como MegaPirateNG para ter a certeza que agora posso usar o GPS em condições e durante o voo. Como é normal, em casa não há boa cobertura do sinal de GPS pelo que tive de fazer várias tentativas com ambos os firmwares para ter a certeza que tudo estava bem. O MPNG passou a detectar o GPS sem problemas e o MultiWii continuou a funcionar tal com antes.

Depois deste episódio espero que daqui para a frente tudo seja mais fácil e seja apenas montar a nova controladora com o firmware eleito. Até lá ainda vou fazer mais testes para ter e certeza que tudo está bem. Em primeiro lugar devo testar voos com MultiWii e só depois mais tarde o MPNG pois ainda tenho muito que aprender sobre a sua configuração.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: