Xcopter – Teste do gimbal

2014 - 1

Dado que os prognósticos para as condições atmosféricas eram mais propícias no Sábado de manhã, combinei com o Luis Teixeira e um outro colega de trabalho um encontro no local de voo do costume. Para mim era dia de testar o novo gimbal que demorou uns 2 meses desde a compra até estar na minha mão.

Como não tenho (ainda) uma GoPro e como parece que a norma dos gimbal é suportar este tipo de “sport camera”, tive de adaptar uma forma de colocar a minha 808. Foi necessário acrescentar duas pilhas AA para adicionar massa e o gimbal funcionar melhor.

IMG_20140328_094300

Os testes decorreram mais ou menos como eu esperava, não foi perfeito mas o gimbal mostrou que consegue manter a imagem direita. O equilíbrio do conjunto não estava muito bom pelo que por vezes em movimentos mais rápidos o gimbal descontrolava-se. Agora consigo ter algumas panorâmicas engraçadas sem ser sempre relva nas alturas de maior inclinação do Xcopter.

O Xcopter precisa ainda de alguns acertos nos PIDs para ficar mais estável. As hélices também não estão calibradas e produzem alguma vibração que também é possível ver nos videos. Só quando tiver as hélices de carbono devo conseguir obter imagens com menos efeito gelatina.

Numa outra nota, fiz umas pequenas alterações na configuração do firmware MultiWii para suportar três perfis diferentes, talvez seja útil no futuro. Também troquei os parafusos e porcas da fixação do trem à frame, um pouco mais compridos para poder usar porcas com travão.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: