Xcopter – Testes e um Phantom 2

IMG_20140323_120103

No Domingo de manhã fui ao lugar do costume voar umas baterias. O plano incluía voar com as hélices 11×4.7 usadas inicialmente no Xcopter. Esta medida era a mais indicada mas o Xcopter oscilava verticalmente. Na altura a solução foi utilizar hélices 10×4.7 que funcionaram bem melhor.

No primeiro voo com as hélices 11×4.7 o Xcopter começou a oscilar verticalmente e era perceptível que estava relacionado com a compensação dada pelos motores. A “solução” foi colocar uma bateria apenas a fazer peso e parou de oscilar tanto. Em seguida afinei um pouco o I e D do roll e pitch para responder menos violentamente às correcções.

Creio que no final ficou estável como antes com as outras hélices. De notar também que passou a pairar com menos de 50% do throttle apesar de ter mais 230g, o que é bom sinal atendendo que pretendo colocar um gimbal em breve. Mais tarde vou afinar outra vez os PIDs com o novo material.

Num outro apontamento, quando já estava a concluir os voos apareceu um outro piloto já conhecido com o seu quadcopter controlado por uma Naza. Para meu espanto ainda apareceu outro rapaz com um DJI Phantom 2 que eu ainda não tinha visto ao vivo. É mais pequeno do que estava à espera e também um pouco pesado. O Phantom estava equipado com um gimbal Zenmuse  e GoPro.

IMG_20140323_113504

Em voo o Phantom é muito estável e controla-se muito facilmente. Isto pode ser enganador para os iniciados nos multicopters, facilmente podem perder o controlo do quadcopter e se o GPS tiver algum problema não o conseguem trazer de volta. São inúmeras na Internet as histórias de “fly aways” the Phantoms. Curti ver o cão a tentar apanhar o Phantom no ar.

Assim se concluíu mais um fim-de-semana de voos e fico a aguardar pela próxima oportunidade para verificar qual a autonomia do Xcopter com o peso extra e com estas hélices. Em breve vou encomendar umas em fibra de carbono pelas razões já anteriormente explicadas.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: