Xcopter – Vôo com vento e “surpresa”

20130602-onboard-air_broken_propeller

Já fazia várias semanas que não voava com o Xcopter por causa do vento. Embora tenha estado um belo dia, o vento não deu tréguas mas mesmo assim lá fui ao local do costume descarregar as baterias.

Tinha para testar o suporte “definitivo” para a câmara e queria ver se finalmente conseguia uns videos menos tremidos. Pelo que já vi ainda não mas também não faz mal, para o que pretendo a “qualidade” é suficiente.

Vamos ao que interessa e ao ponto alto desta dupla série de vôos. Ainda ia na primeira bateria quando de repente a hélice traseira esquerda parte-se em vôo. Já não é a primeira vez que acontece mas desta vez ficou gravado e vê-se a hélice a saltar. Tenho que comprar hélices reforçadas pois estas de plástico não resistem à fadiga depois de umas largas horas de vôo.

Como ando sempre com hélices atrás, procedi à troca e fixação do tubo de carbono de protecção que se partiu com a queda. Depois de preso com uma braçadeira de plástico fica de novo pronto para proteger de mais uma queda ou outra.

No vôo seguinte andei a fazer uns volteios para um lado e para o outro até que numa das voltas fiquei um pouco desorientado e fiz uma aterragem forçada, uma descida vertical mais rápida que o habitual para evitar que fosse para longe. Correu bem, não parti nada no Xcopter, apenas ficou de pernas para o ar.

Acabei por não voar com a terceira e última bateria porque o comando começou a acusar falta de carga. Já está a caminho uma bateria LiPo de longa duração especificamente para comandos e espero que dure bastante tempo entre recargas. Por falar em baterias, as que usei hoje ficaram muito quentes e inchadas sendo a razão a temperatura exterior estar mais elevada. Não me parece que durem muito assim nestas condições e devo ter que comprar outras em breve.

USBasp_AVR_programmer_for_Atmel

Também comprei no HobbyKing um programador AVR para eventualmente actualizar o firmware do comando Turnigy 9X para uma das versões OpenSource mais funcionais como a th9x ou er9x. Mas antes tenho de ter a ficha necessária e soldar os fios junto ao micro controlador. A ver vamos se acabo por o fazer ou não.

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Xcopter – Vôo com vento e “surpresa””

  1. Willian Says:

    Como comentei contigo no post anterior, pensava em usar o Xcopter para captura de imagens, mas eu precisaria voar bem alto, o que seria um risco no caso de uma hélice se quebrar. Será que um hexacopter me daria mais estabilidade caso uma das helices viesse a falhar?

    • sismeiro Says:

      O hexacopter tem mais redundância mas dependendo da controladora de voo pode ter melhores ou piores resultados. Do que sei consegue-se eventualmente aterrar em segurança mas sem muito controlo. É procurar no youtube videos de falhas de hélice em hexas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: