Projecto Xcopter – Primeiros vôos de 2013

xcopter_logo

Hoje fui até ao local do costume descarregar três baterias. Tinha como objectivo fazer duas baterias a voar com a frente virada para mim mas como tinha muitos espectadores à volta e este tipo de vôos exige concentração, acabei por não os fazer. Os vôos que fiz correram bem e ainda fiz umas manobras mais arriscadas para a diversão.

bateria

Mudando de assunto, o monitor LiPo que uso nos vôos permite configurar qual o nível de tensão com que o alarme é disparado. Hoje coloquei a 3,5 V em vez de 3,3 V, o tornou o tempo de vôo mais curto. Resolvi fazer isto porque quero poupar e tratar melhor as baterias já as duas primeiras ficaram arruinadas com 6 meses de uso. Comecei também a controlar o tempo de carga para que fiquem “armazenadas” com meia carga (cerca de 3,85 V por célula) e assim durarem mais ciclos de carga/descarga.

Um dos objectivos a longo prazo do Xcopter sempre foi a recolha de imagens aéreas. Havia várias opções desde comprar uma câmara do género das GoPro ou então ir para uma opção mais barata como uma “keychain camera”. Após alguma indecisão escolhi comprar uma câmara “keychain” que está a caminho de Hong Kong. As razões para a escolha da “keychain camara” foram não investir demasiado dinheiro numa GoPro e não ter de alterar o Xcopter para a suportar.

C16-02

Sendo pequena e com um formato “chato” facilmente coloco a “keychain camera” colada com veltro em qualquer local do Xcopter e fico com alguma experiência de como é obter imagens aéreas. Mais tarde se este for o caminho a seguir vou necessitar de comprar um gimbal (suporte de câmera), um trem de aterragem mais alto e a câmera que deverá ser uma GoPro Hero 3 White Edition.

Etiquetas: , ,

8 Respostas to “Projecto Xcopter – Primeiros vôos de 2013”

  1. Miguel Almeida Says:

    Boa tarde,
    Recentemente interessei-me pela construção de um Quadcopter e nas pesquisas que fiz descobri o seu blog.
    Do que já li, vejo que usa uma configuração muito semelhante à que eu pretendo construir, nomeadamente quanto à estrutura e quanto ao comando que pretendo comprar. Gostava por isso de saber qual a loja onde compra o material ( penso que seja a HobbyKing) ?

    Desde já o meu obrigado.

    Miguel

  2. sismeiro Says:

    Olá,

    Eu tenho comprado material no HobbyKing, RCTimer e também no eBay. Pode ver na minha lista o material e a proveniência: https://docs.google.com/file/d/0By49dHXjAanuZVdNY0k5RU55Mmc/edit

    Cumprimentos,
    Luis Sismeiro

  3. Miguel Almeida Says:

    Obrigado pela resposta,

    Quanto tempo costumam demorar as entregas da HobbyKing?

    Cumprimentos
    Miguel Almeida

  4. sismeiro Says:

    Viva,

    Podem demorar umas 3 semanas ou bem mais de 1 mês. Também depende se vão parar à alfândega ou não. Neste caso pode adicionar mais 2 semana até à entrega final.

    Cumprimentos,
    Luis Sismeiro

  5. Willian Says:

    Olá. Tu já vistes algo sobre utilizar células de ion de lítio para fornecer energia, por exemplo, as do tipo 18650? São bem baratas.

    Poderia postar novamente esta lista de materiais do comentário acima?

    • sismeiro Says:

      Viva, desconheço o uso desse tipo de baterias para alimentar quadcopters e afins com alguma dimensão. Podem ser uma solução mas não sei se têm a mesma capacidade de descarga que as LiPo demonstram.

      Aqui fica o link actualizado, com as várias versões do ficheiro o link indicado em cima perdeu-se: https://drive.google.com/file/d/0By49dHXjAanuUXVBdjRiWDM4dWc/edit?usp=sharing

      • Willian Says:

        Muito obrigado pela lista, eu estou querendo montar um x-copter e ainda tenho muitas dúvidas, a diversidade de material me confunde um pouco.

        Eu vi um vídeo desse maluco falando sobre isso (https://www.youtube.com/watch?v=adfydRg8PYU), mas sou principiante na língua. Minha principal dúvida quanto à utilização desse tipo de bateria seria em relação ao circuito de proteção, e os cuidados, elas podem explodir se entrarem em curto. Pelo que li, elas são mais fortes que as Li-Poly, mas há controvérsias.

        Minha ideia é usar o aparelho para fotografar terrenos e depois usar as imagens num sistema para medição de áreas, acho que o GPS integrado ajudaria. Estes dispositivos de GPS permitem a marcação de pontos com gravação das coordenadas em voo?

  6. sismeiro Says:

    Se o caminho futuro for as baterias Li-Ion de certeza que irão aparecer no mercado. Não me parece é que seja muito seguro utilizá-las para além da experimentação e há ainda a incógnita do C rating, factor importante para saber qual a corrente máxima que conseguem suportar.

    Sim, dependendo do tipo de controladora, estas permitem fazer a marcação dos pontos GPS. Sei que o firmware Arducopter possibilita a marcação dos pontos utilizando um switch sempre que se queira.

Deixe uma Resposta

