Projecto Xcopter – Novo comando Turnigy 9X

Desde que decidi fazer o Xcopter uma questão se colocou: qual comando utilizar. As opções eram comprar um comando barato novo, comprar um comando mais caro novo ou então utilizar o meu antigo comando do tempo em que fazia aeromodelismo.

Uma vez que o antigo comando Multiplex Europa Sprint ainda funcionava, decidi utilizá-lo. Apesar de algumas dificuldades como o facto de o centro dos impulsos para os servos ser 1600 em vez de 1500, assim como não ter fichas para ligar o receptor à controladora de vôo, foram todas ultrapassadas e tenho utilizado o comando Multiplex sem problemas.

Claro que algumas das limitações começam a notar-se e podem em alguns casos prejudicar a rápida acção como o desarmar o Xcopter ou o controlo fino da altitude do vôo. Como é um comando puramente analógico, os limites máximos e mínimos variam quando se alteram os trims o que faz com que não sejam atingidos os valores necessários para a controladora interpretar algumas acções. Também tive alguns problemas mecânicos quando um eixo de um dos sticks se deslocou e começou a impedir o movimento do acelerador.

Uma outra razão para trocar de comando é o facto de hoje em dia utilizar-se frequências de 2.4 GHz em vez dos 41 MHz do Multiplex. Esta frequência mais baixa está sujeita a mais interferências além de ser mais complicado ao juntarem-se vários aeromodelistas e ter de ver quem tem que frequência. Com 2.4 GHz não há problemas a este nível.

Por tudo isto decidi investir no comando Turnigy 9X com mais opções e que pode ser usado mesmo com a evolução do Xcopter ou com outros multicopters que venha a construir. É um comando barato e versátil que até agora tem sido fácil de configurar com recurso a informação na Internet e manuais que embora não sejam muito explícitos ajudam.

Os testes feitos em casa e depois no local de vôo correram bem, preciso de me habituar ao tamanho do comando e sensibilidade. Vou ter que mexer nas configurações para tornar a reacção do Xcopter menos sensível ao movimento dos sticks mas com tempo chego à afinação ideal.

Tendo em conta o explicado, acho que o comando foi uma boa compra. Para além de melhorar o controlo, ser bastante completo em funcionalidades também possibilita que mais tarde eu faça um upgrade ao firmware melhorando ainda mais o conjunto.

Deixo aqui o video do primeiro vôo no exterior com o novo comando. Mais uma vez está bastante vento que dificulta muito o controlo. Também irei colocar outros videos no meu canal do YouTube que mostram alguma situações de quase de perda de controlo.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: