Projecto Xcopter – Algumas notas

Desde que decidi fazer um quadcopter, sabia que montar tudo iria ser a parte fácil. Afinar todos os parâmetros e pilotar iriam ser sempre a parte mais complicada para mim. Contudo, apesar das imensas variáveis envolvidas, desde a escolha do material, da construção, electrónica, ligações, afinações de parâmetros, etc., consegui criar um quadcopter equilibrado e que não necessita de ser “trimado” para voar.

No início ainda fiz alterações nos parâmetros P para tornar o Xcopter mais estável quando experimentava em casa apenas com giroscópios mas hoje em dia uso a configuração tal como vem no firmware. Quando vejo nos foruns as dúvidas, problemas e queixas de outro pessoal percebo que correu muito bem o meu projecto de construção. Talvez tenha tido sorte mas também me preocupei em saber como fazer as coisas e li bastantes foruns e sites antes de começar.

Neste momento existe um conjunto de coisas que quero fazer/modificar/evoluir no Xcopter. Aqui fica uma pequena lista pela ordem de implementação provável:

  • Maior tempo de vôo (duas baterias encomendadas)
  • Fazer vôos com mais manobras e viragens
  • Configurar o barómetro para manter altitude
  • Comprar um comando e receptor de 2.4 GHz
  • Pequena camara (keychain) para fazer videos do ar
  • Suporte de camara (gimbal) para fazer videos do ar
  • FPV (Flight Perspective View)

Não sei ainda quando vou concluir estes pontos da lista mas a parte do tempo de vôo só está dependente da chegada das baterias em breve. Claro que depois vão ser mais horas a carregar baterias mas vai valer a pena para começar a voar melhor. Espero apanhar dias bons com pouco ou nenhum vento que das últimas vezes não deu para voar com tanto vento.

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Projecto Xcopter – Algumas notas”

  1. pjfonseca Says:

    Fico contente em saber que até está a correr bem, eu estou especialmente interessado na parte das filmagens em voo, com os devidos arranjos depois de filmar e podes alcançar cenas muito fixes.

    • sismeiro Says:

      É por ter visto filmagens muito fixes que estou interessado no futuro em fazer algumas a partir do Xcopter. Foi com esse propósito que escolhi o material para o fazer mas até lá ainda tenho de aprender a pilotar como deve de ser.🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: