Projecto Xcopter – Fim-de-semana de vôos

Este último fim-de-semana voei com o Xcopter como nunca antes tinha voado, era carregar as baterias uma atrás da outra, sempre a bombar até fartar. Foi a altura para experimentar duas melhorias, a fita de LEDs para saber a orientação e o BT Serial Adapter para poder facilmente configurar os parâmetros da controladora sem necessidade de ligar o cabo USB.

Aproveitei também para fazer um video dos sensores durante um dos vôos para ter a percepção do “ruído” criado pela vibração dos motores e da frame. Verifiquei que o nível de vibrações que chegam aos sensores são muito pequenas e que não prejudicam os vôos nem o controlo.

Também tive oportunidade de experimentar o modo “HeadFree” por uns minutos. Neste modo a frente do Xcopter encontra-se sempre na mesma direcção em relação ao piloto independentemente de para que lado o multicopter está virado. Isto ajuda naquelas situações em que perdemos noção da direcção e não conseguimos aplicar os controlos correctos. Usa os acelerómetros e o magnetómetro para controlar a direcção do Xcopter.

Confirmo que o Xcopter é sensível ao vento e que facilmente é empurrado ou puxado pelas correntes de ar. Isto exige mais treino e aplicação do piloto para contrariar os movimentos, manter a estabilidade e a altitude em relação ao solo.

Também verifiquei que o meu comando actual tem algumas limitações e que em certas condições de afinação deixa de ser possível armar e desarmar os motores. Isto aconteceu-me quando tentei afinar o “Throttle Expo” para criar uma zona mais suave no centro e assim ser mais fácil manter a mesma altitude.

Em breve quero expandir o comando com mais interruptores e assim começar a usar o magnetómetro para ajudar a manter a direcção do Xcopter sem correcções no Yaw e também para usar o modo “HeadFree”. Isto se entretanto não comprar um comando novo já com os canais configurados.

Deixo aqui mais uns videos feitos no fim-de-semana, um de noite e outro de dia mas há mais videos no YouTube para ver.

 

Etiquetas: , ,

2 Respostas to “Projecto Xcopter – Fim-de-semana de vôos”

  1. pedronveloso Says:

    Isso de noite dá para assustar pessoas que acreditem em ovnis. Era giro as luzes piscarem de alguma forma intermitente tipo avião🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: