Projecto Xcopter – Finalmente montado

Finalmente tenho o Xcopter montado e pronto a voar. A parte que faltava era a contrução do distribuidor de energia (power harness) que deu algum trabalho. Foi complicado, não ficou bem à primeira e como estava a usar um fio de 4 mm2, tornou-se muito difícil de soldar mesmo usando dois ferros ao mesmo tempo.

Depois da primeira tentativa decidi usar um outro fio de 2,5 mm2 para ligar à bateria e manter os de 1,5 mm2 para ligar aos ESCs. Foi mais fácil de soldar mas mesmo assim foi necessário o calor de dois ferros de soldar (acho que o ferro da loja do chinês não presta).

Para além dos fios para alimentar os ESCs, coloquei também duas fichas JST ligadas no power haness para se fôr necessário dar energia a mais alguma coisa, tipo umas fitas de LEDs para ser mais fácil seguir o Xcopter. Ainda devo tirar 5 cm ao cabo de ligação à bateria que está um pouco grande.

Depois foi colocar o power harness entre as duas placas centrais o que exigiu alguma destreza. Foi necessário ainda passar pelo mesmo espaço as fitas velcro que seguram a bateria.

Para completar e finalizar foi apertar atilhos, ajeitar os fios e por fim colocar os tubos de carbono provenientes de flechas com bolas de ping-pong na ponta para evitar partir as hélices nas primeiras tentativas de vôo e respectivas quedas (obrigado pelos tubos Carlos Nuno).

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: