Projecto Xcopter – Chegada dos motores

Finalmente chegaram ontem os motores para o Xcopter. Foram comprados online a 25 de Janeiro e depois da demora no envio pela HobbyKing, tiveram o azar de ainda serem parados na alfândega para atrasar quase 1 mês a entrega em relação ao esperado. Tive de pagar mais uns 16 euros e tal de IVA e manuseamento da encomenda.

A embalagem estava bem acondicionada e os motores nas suas caixas individuais com diversas peças como um eixo, suporte, bananas, manga termo-retráctil, etc. A única coisa que estranhei foi o facto de os fios condutores serem apenas de 16 AWG (1,5 mm2) mas se vem assim é porque é suficiente já que os ESCs também têm fios condutores de 16 AWG. Assim já começo a ter certezas em relação aos fios condutores que devo usar para construir o “power harness”: 16 AWG para ligar aos ESCs e 12 AWG para ligar à bateria. Só falta agora encontrar o local para comprar os fios condutores.

Não perdi tempo e tratei de soldar as bananas em cada um dos motores, usa-se bastante solda para encher os buracos onde fica o fio condutor dos motores. Depois na parte de encolher a manga com calor, tentei usar um secador mas não deu. Acabei por ligar um bico do forno da cozinha para encolher a manga termo-retráctil e dar por concluída a soldagem dos conectores.

Agora o problema está na montagem nos suportes da frame. Não há buracos específicos para o suporte que o motor tem pelo que vou ter de improvisar. A ideia é colocar uma placa de fibra ou alumínio por baixo entre os dois pontos de fixação para apertar de encontro ao suporte existente. Vamos ver se resulta e fica “sólido”.

No futuro caso tenha o azar de partir os suporte em fibra, vou ter que furar as barras de alumínio para fixar os motores como é costume ver-se em frames “feitas em casa”. Até pode ser que fique bem e vôe bem melhor dessa forma mas para já fica assim.

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: