Projecto Xcopter – Teste do comando e receptor

O primeiro problema que tive de resolver foi a ligação da placa controladora ao receptor do comando. Como já referi num post anterior, estou a usar (tentar) um comando Multiplex que já tem mais de 20 anos. Para começar as fichas não são standard como as usadas em receptores de outras marcas e compatíveis com os fios entregues com a controladora.

O que fiz foi uma “ficha” com um fio multifilar dobrado e estanhado com uma ficha standard do outro lado. Como podem ver pela foto funciona, só foi pena não ter manga termo-retráctil para colocar pois ficava com melhor aspecto do que com fita isoladora, além das vantagens de não descolar com o tempo. Para já e até completar os testes vou usar estas “fichas”, espero que aguentem.

O problema que encontrei de seguida foi que o valor enviado pelo receptor correspondente à posição central dos comandos não é 1500 como esperado mas sim 1640. Procedi à alteração no ficheiro config.h do software MultiWii 1.9 da variável MIDRC para ver se alterava a forma como o valor é apresentado no interface gráfico do MultiWii:

/* some radios have not a neutral point centered on 1500. can be changed here */
#define MIDRC 1640

e já que estava com a mão na massa alterei também o valor da variável DEADBAND:

/* introduce a deadband around the stick center
   Must be greater than zero, comment if you dont want a deadband on roll, pitch and yaw */
#define DEADBAND 5

Recompilei o código e fiz o upload para a placa controladora mas no interface do MultiWii não encontrei nenhuma diferença. Isto pode ser problemático para a utilização deste comando com o Xcopter pois os valores máximos e mínimos enviados são fundamentais para a interpretação dos comandos.

Coloquei a questão sobre este problema no fórum do MultiWii e agora vamos ver que resposta podem dar. Se tiver sorte não tenho que “investir” num comando novo.

Nota 1: Entretanto estava a acabar este artigo e tive a resposta para resolver o meu problema de alguém que também tem um Europa Sprint, só falta testar para ver se funciona.

Nota 2: Já testei e funciona. De acordo com a Wiki do MultiWiiCopter e uma vez que consigo os limites 1080 e 1938 no throttle, não devo ter problemas com a utilização do firmware MultiWii e o meu comando.

Etiquetas: , ,

3 Respostas to “Projecto Xcopter – Teste do comando e receptor”

  1. farracha Says:

    Ganda malha! Impressionante como existe mais alguém que usa em tanque (aka comando :))

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: